21/01/2021

Grêmio 2021

Grêmio sai atrás, empata com o Atlético-MG e fica longe da briga pelo título brasileiro

Grêmio 2021
Grêmio sai atrás, empata com o Atlético-MG e fica longe da briga pelo título brasileiro
Everton, no final do segundo tempo, deixou tudo igual na Arena
Porto Alegre – O Grêmio novamente ficou devendo futebol, mas compensou com a insistência para evitar uma derrota no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (20), o Tricolor perdia para o Atlético-MG, por um gol de Hyoran, até 39 minutos da etapa final, quando Everton empatou a partida.
Mesmo que o resultado não tenha sido o esperado antes de a bola rolar, o Grêmio conseguiu aumentar para 16 jogos a sua invencibilidade no Brasileirão. O Tricolor segue em sexto lugar, agora com 51 pontos, e irá ao Beira-Rio no próximo domingo, às 16h, encarar o Inter em mais um duelo na briga pelo título do Brasileirão.
O anúncio da escalação do Grêmio confirmou a ausência de Matheus Henrique depois da pancada sofrida na panturrilha esquerda no empate com o Palmeiras. Com isso, Thaciano foi mantido na equipe para formar o meio-campo com Jean Pyerre e Lucas Silva, que retornou após suspensão. No lado mineiro, Jorge Sampaoli surpreendeu com a entrada do zagueiro Igor Rabello na equipe. O Atlético-MG, no entanto, não teve uma formação com linha de três defensores. Junior Alonso foi deslocado para o lado esquerdo da defesa com o lateral Guilherme Arana virando meio-campista.
O Atlético-MG tentou impor sua típica intensidade no começo do jogo, mas o Tricolor se mostrou bem armado para conter o ímpeto dos visitantes e, aos poucos, foi tomando o controle da partida. O domínio territorial gremista, porém, não se transformou em situações de gol. Com Diego Souza preso entre os zagueiros e Pepê tendo dificuldade para vencer os duelos pelo lado do campo, o Grêmio teve pouca força ofensiva. O Atlético-MG passou então a tentar apostar nos contra-ataques e nos passes longos para aproveitar a velocidade de seus atacantes, mas também levava pouco perigo a Vanderlei.
Em um jogo tão equilibrado e de poucas ações ofensivas, um erro custa caro. Imagina então quando são dois erros e do mesmo jogador. Aos 29, Thaciano tentou recuar de cabeça para Victor Ferraz na linha do meio-campo, mas acabou dando a bola para Keno. O atacante atleticano arrancou em velocidade e a bola chegou até Vargas, que deu um toque de calcanhar para Guilherme Arana na área. Atrasado na cobertura, Thaciano derrubou o jogador mineiro: pênalti. Hyoran bateu firme e, mesmo acertando o canto, Vanderlei não conseguiu evitar o gol do Atlético-MG aos 31 minutos.
Apesar de ter adotado uma postura mais ofensivas para tentar o empate, o Grêmio seguiu sem ameaçar Éverson. O Atlético-MG, assim, não teve muita dificuldade para levar a vantagem para o intervalo.
Renato Portaluppi optou por manter o mesmo time para o segundo tempo. No Atlético, Gabriel entrou no lugar de Réver. Sampaoli ainda mexeu no posicionamento de Guilherme Arana, que passou a atuar mais perto da defesa enquanto Keno ganhou maior liberdade pelo setor esquerdo.
A estratégia do argentino era aproveitar a velocidade de Keno nas costas de Victor Ferraz, que apoiava bastante. Essa ideia quase se transformou em gol aos 10 minutos, quando, após cruzamento de Keno, Vargas chutou firme e Vanderlei fez uma bela defesa.
Renato então fez suas primeiras mudanças. Maicon e Pinares foram chamadas para os lugares de Lucas Silva e Thaciano. Com Maicon, o Grêmio teve o passe ainda mais limpo para iniciar as jogadas, mas seguiu tendo dificuldade para furar a defesa do Atlético-MG. Jean Pyerre, mais uma vez, aparecia desligado no jogo e tampouco a presença de Pinares tornou o time mais criativo na última parte do campo.
O técnico gremista então resolveu mexer no ataque. Ferreira e Luiz Fernando foram as opções nas vagas de Alisson e Pepê, que não conseguiram levar vantagem sobre a marcação mineira. Everton foi a última cartada no lugar de Victor Ferraz e, mais uma vez, a estrela de Renato brilhou. Aos 39, Everton aproveitou a sobra de uma jogada de Diego Souza e chutou sem chances para Éverson para, pelo menos, o Grêmio evitar a derrota dentro da Arena.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.