10/08/2017

Lara, a "Robinha Gaúcha"

Lara das Graças Pinto Schuler, 21 anos, consegue ficar com a bola em movimento durante 720 minutos

Como contar 12 horas de embaixadinhas?
Lara das Graças Pinto Schuler, 21 anos, consegue ficar com a bola em movimento durante 720 minutos. Habilidade bate recorde publicado no Guinness Book
Conseguir acompanhar as habilidades de Lara das Graças Pinto Schuler, 21 anos, não é uma tarefa fácil. A jovem, moradora do município de Taquara, é destaque quando o assunto é embaixadinha. Pasmem! Ela consegue ficar com a bola em movimento durante 12 horas consecutivas, marca que bate o atual recorde publicado no Livro dos Recordes Mundiais, o Guinness Book, onde aparece o nome da também gaúcha Cláudia Martini, com oito horas e 22 minutos.
Aos 9 anos de idade, Lara começou, aos poucos, a perceber que tinha um bom domínio da bola. “Foi o momento em que me apaixonei pelo futebol.” Ela recorda que, naquela época, onde morava, não havia com quem jogar, então, começou a fazer embaixadinhas. “Era o que eu conseguia fazer sozinha”, explica.
Convicta de que no futebol poderia crescer como atleta, com 10 anos, Lara ingressou no Genoma Colorado, escolinha de futebol associada ao Sport Club Internacional, de Porto Alegre/RS. “Lá treinei por cinco anos.” Com 15 anos, passou a treinar na escolinha feminina conveniada ao Grêmio Foot-ball Porto Alegrense. “Joguei durante mais de quatro anos. Ainda com 15 anos, participei de algumas reportagens da Rede Globo e da RBS/TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, quando fui apelidada de ‘Robinha Gaúcha’.”
Livro dos recordes
Para aproveitar que o seu nome estava na mídia, no mesmo ano em que foi apelidada de “Robinha Gaúcha”, em 2010, Lara traçou uma meta. “Queria quebrar o recorde mundial de embaixadinhas e entrar para o Guinness Book.” Sempre muito focada em seus objetivos, a jovem mostrou que, com esforço e comprometimento, nada é impossível. “Já fazia três horas de embaixadinhas, então, passei a me empenhar cada vez mais para quebrar o recorde, que era de oito horas e 22 minutos.”
Em 31 de janeiro de 2011, Lara fez um treinamento de dez horas de embaixadinhas e, em menos de um mês, chegou à marca de 12 horas de performance, quebrando em quase quatro horas o recorde mundial, feito repetido em 2014, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), no Bairro Menino Deus, na capital gaúcha, com acompanhamento do professor Carlos Pinheiro.
“Atualmente, apesar de todo o empenho e dedicação, não consegui oficializar meu recorde, por conta da falta de patrocinadores e de toda a burocracia do Guinness Book”, lamenta a atleta ao afirmar que, apesar de tudo, continua lutando incansavelmente pelo seu sonho.
Curso de arbitragem
Além de ser destaque no Estado pela facilidade de fazer embaixadinhas, Lara é a primeira mulher na história do Rio Grande do Sul a obter a 1ª colocação no curso de arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol, à frente de 55 homens e quatro mulheres. Destes, apenas 22 atingiram a média entre teste físico e provas teóricas no último curso de arbitragem da Federação Gaúcha, em 2016.
Em decorrência da seriedade e qualidade do seu trabalho, Lara contou com o apoio de Luiz Carlos Boaro, ex-árbitro (CBF/FGF), que colaborou para o aperfeiçoamento da árbitra e jovem revelação.
Lara também tem o curso de formação do Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul e já atua nos Campeonatos Gaúchos Feminino e Master.
Embaixadinhas nos eventos
2010 - Despedida da Rádio Gaúcha para a Copa do Mundo;
2010 - Despedida da RBS/TV para a Copa do Mundo;
2012 - Exposição de Transporte e Logística, na Fiergs, promovida pela empresa DAF;
2013 - Inauguração da nova rede da empresa Aniger, fabricante da Nike, no Brasil;
2014 - Convenção da marca Chilli Beans, em Florianópolis/SC;
2015 - Finais do Gauchão na Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e no Estádio Beira-Rio, do Sport Club Internacional;
2015 - Evento beneficente no Bairro Restinga, em Porto Alegre/RS, com a presença do então técnico da Seleção Brasileira masculina de futebol, Dunga;
2014, 2015 e 2016 - Dia do Futebol Feminino Esef, da Ufrgs;
2016 - Lançamento do Campeonato Brasileiro de Futebol/2016 para a imprensa de Curitiba/PR.
Fotos: José Roberto Gasparotto

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.