09/08/2017

Escolas Esportivas da Univates

Crianças se divertem com esporte em projeto da Univates

Depois da aula
Crianças se divertem com esporte em projeto da Univates
Criado há seis anos, o Projeto Escolas Esportivas da Univates tem quase 600 crianças e adolescentes participando
Inclusão social e incentivar os jovens a praticar algum tipo de esporte são os principais objetivos do Projeto Escolas Esportivas da Univates, que já funciona há seis anos na instituição de ensino. Contudo, a iniciativa foi muito mais longe do que isso e, hoje, se tornou uma ocupação no horário pós-escola de mais de 600 crianças, além de ser uma preparação para o mercado de trabalho dos acadêmicos de Educação Física da Univates, residentes nos municípios parceiros, contratados pelas prefeituras locais.
As atividades ocorrem em núcleos nos municípios parceiros - Arroio do Meio, Estrela e Santa Clara do Sul -, e as aulas são oferecidas gratuitamente, no turno inverso ao escolar. A coordenação é do professor de Educação Física da Univates Rodrigo Rother. “Os jovens desperdiçam um grande tempo em atividades sedentárias, sem realizar atividades físicas. Só o fato de colocá-los em movimento já é um benefício enorme.”
Rother destaca que os benefícios do projeto são muitos. Entre eles, saúde, socialização e interação entre os participantes, a possibilidade de novas amizades e o respeito e disciplina.
Quem desponta em um dos esportes é indicado para as equipes parceiras da Univates.
No caso do basquete, é o Clube Atlético Ubirajá, o Bira, e no vôlei, a Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates). “O futuro no esporte depende de inúmeras variáveis que vêm depois. A formação do caráter e da personalidade é pré-requisito”, reforça Rother.
Para incentivar ainda mais os participantes, um dos planos do projeto é trazer ídolos para passar suas experiências vividas no esporte. O lançamento das atividades deste ano, por exemplo, que ocorreu na SantaFlor, em Santa Clara do Sul, contou com a participação do ex-jogador de vôlei Gustavo Endres, campeão olímpico em Atenas, em 2004. Além dele, já estiveram participando do projeto, como exemplos, técnico vice-campeão da Superliga de Vôlei Feminino 2015-2016, Ricardo Picinin, e os campeões olímpicos de vôlei em Barcelona, em 1992, Marcelo Negrão, Maurício, Paulão e Carlão.
“Precisamos de bons exemplos, de ídolos, para os jovens terem como referência. Para todas as áreas da vida adotamos referências, casos de sucesso, de pessoas que inspiram a buscar sonhos, a seguir em frente, a não desistir, mesmo diante das adversidades que estão no caminho”, explica Rother.
Miniolimpíada na Univates
Neste ano de Olimpíadas no Brasil, foi realizado em setembro, no Complexo Esportivo da Univates, o primeiro dia de atividades do Projeto Vivências Olímpicas. Promovido pela Univates, em parceria com a Prefeitura de Lajeado, o projeto é inspirado na Olimpíada do Rio de Janeiro e busca, por meio da prática esportiva, estimular o espírito de diversão e aprendizado entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de Lajeado.
Aos 11 anos, Jony Nascimento foi um dos 480 estudantes presentes nas atividades. Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campestre, o jovem tem entre seus hobbies o gosto pelo handebol. “Eu sempre jogo e acompanho pela TV também. Na Olimpíada, minha torcida ficou para o Brasil, mas, infelizmente, não deu certo”, lembra.
“A criança deve ser estimulada a praticar da forma mais diversificada possível os esportes e demais atividades corporais”, explica Rodrigo Rother, coordenador de escolas esportivas. Antes da competição, o esporte deve ser um divertimento.”
Para Leonardo Fin, estudante de Educação Física (bacharelado), agora, além de estudante, ele é o professor da criançada. “Atividades como essas são muito bacanas. Tu ver a felicidade deles em estar aqui é algo muito gratificante. Um sentimento espontâneo e recíproco”, define.
A iniciativa surgiu no período da passagem da Tocha Olímpica pela cidade, em julho. Com o intuito de oportunizar experiências que lembrassem os Jogos Olímpicos e fomentassem o esporte, a Secretaria de Educação (SED) de Lajeado, os cursos de Educação Física (bacharelado e licenciatura) da Univates e a coordenação do Projeto Escolas Esportivas organizaram o evento.
Durante os três dias de jogos pelo Vivências Esportivas, os alunos tiveram contato com esportes como atletismo, rugby, vôlei, basquete, handebol, ginástica artística, modalidades aquáticas e vôlei sentado, atividade que integra os Jogos Paralímpicos.
Fonte texto: Carine Krüger

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.