09/08/2017

Marlon dos Santos

Remo: um esporte prazeroso em meio à natureza

Caiaque
Remo: um esporte prazeroso em meio à natureza
Marlon dos Santos é um atleta dessa categoria e criou o grupo Public House Adventure, em Lajeado. Recentemente, mudou-se para Garopaba/SC a fim de aprimorar as remadas
Remadas de caiaque, além de um esporte, se configuram num passeio sobre as águas com vista privilegiada da natureza. Pelos esportistas, é considerada uma atividade produtiva. Conforme o atleta Marlon dos Santos, que criou o grupo Public House Adventure, em Lajeado, a atividade tem muitos benefícios: além de ser divertido, a pessoa estará em contato com a natureza, apreciará uma bela paisagem, queimará muitas calorias - em média 500 em uma hora - e exercitará todo o corpo.
Atualmente, o grupo Public mudou de Estado. Está em Garopaba/SC, sob o comando de Marlon. Lá, os passeios de caiaque funcionam com um grupo de oito pessoas, remadas no mar ou na lagoa do Siriú ou Ibiraquera. Destaca que o remo não é considerado um esporte radical, pois é feito na lagoa, com águas paradas no mar e só em condições boas, sem muita formação de ondas. “E para segurança nossa e dos participantes, sempre com coletes e supervisionado por mim, que estarei acompanhando o grupo.”
Santos é praticante de canoagem há mais de dez anos - ativamente há quatro anos. Salienta que qualquer pessoa pode praticar a remada de caiaque, dos 5 aos 80 anos, estando sempre em movimento e em plena atividade física. “Basta ter vontade de se divertir, espírito de aventura e gostar de esporte.”
Segundo Santos, no Vale do Taquari, o Rio Forqueta é um dos locais mais indicados para se praticar o remo. Competições nessa área são realizadas pelo Projeto Navegar de Estrela.
Bom para o corpo
Durantes essa atividade, o tronco permanece em movimento o tempo todo, enquanto a parte inferior mantém o equilíbrio, se movimentando também. Desta forma, a pessoa trabalha as costas, o abdômen, que, com os joelhos, ajuda a elevar ou afundar a proa ou a popa do caiaque; os braços, que exercem uma força propulsora, auxiliados pelos ombros, as coxas e pernas, promovem movimentos de flexão e extensão.
Além de todo o trabalho muscular, auxilia na redução do estresse e melhora a flexibilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.
Marlon diz que, para que a remada tenha maior efeito, deve-se executar um movimento amplo, levando o braço bem para a frente e, em seguida, bem para trás. O praticante deverá escolher um remo adequado à altura. Pegue o remo e coloque-o na vertical, ao seu lado. Levante um dos braços e, se os seus dedos alcançarem o extremo, sem que você fique na ponta dos pés, esse remo está adequado à sua estatura.
Dicas para praticar o esporte
• Faça alongamentos antes e depois de remar;
• Use colete salva-vidas;
• Use protetor solar;
• Reme em lugar seguro e sempre avise alguém de que está remando;
• Evite lugares de correnteza e áreas próximas a pedras;
Para iniciantes no esporte
Santos explica que, no começo, o caiaque pode parecer instável, e usar o remo pode causar frustração, por ser algo diferente. Conseguir que o barco se mova em linha reta é complicado, de modo que fazer uma aula para iniciantes é um bom meio de avançar na direção pretendida.
O melhor é começar em um lago calmo a fim de aprender as remadas básicas. Quando entrar na água, escolha um objeto em terra e tente remar na direção dele. No início, o mais provável é que você navegue em círculos ou em zigue-zague. Mantenha as remadas curtas e próximas do caiaque - quanto mais longe a lâmina, maior a curva.
Para remadas básicas e avanço em linha reta:
- sente-se com as costas retas;
- coloque a lâmina na água perto da posição de seus pés;
- segure o remo de maneira relaxada;
- afunde bem o remo;
- remadas iguais de cada lado manterão o caiaque em linha reta;
- assim que aprender a navegar em linha reta, é preciso aprender a virar. Uma maneira é usar a lâmina do remo como leme;
- arraste a lâmina na água atrás de você, perto do barco. Quanto mais agudo o ângulo em relação à sua posição frontal, maior a curva do barco. O caiaque virará na mesma direção da lâmina. Portanto, se quiser virar para a esquerda, arraste-a para a esquerda.
Fonte texto: Carine Krüger

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.