08/08/2017

Vale Master de Vôlei

Paixão pelo vôlei, décadas de amizade

Esporte entre elas
Paixão pelo vôlei, décadas de amizade
Grupo de mulheres do Vale do Taquari disputa liga estadual em quadras de vôlei com os times Vale Master e Azul Vôlei, celebra o amor ao esporte e fomenta amizades
Fim da época de estudos no colégio. Ao contrário dos guris, que seguem jogando bola com os amigos por muitos anos seguidos, nos mais diversos gramados da vida, as colegas de time de vôlei da escola não seguem em frente. As meninas viram mulheres e, geralmente, os jogos de vôlei ficam para as lembranças em fotos antigas. Mas no Vale do Taquari, um grupo de mulheres dá uma “cortada” nessa realidade, fomenta o amor pelos saques e marca pontos na chance de seguir mantendo a forma, celebrando amizades e se divertindo em quadra. Elas formam os times do Vale Master e o Azul Vôlei, que, além de treinos e de outras competições, disputam o Mega Vôlei, união de ligas que reúne as melhores equipes no Estado com o mesmo propósito.
Ela caminha, faz pilates, joga padel, trabalha e cuida da família. Como não poderia ser diferente, Iraci Fátima Sbardelotto (53), ou simplesmente “Tareco”, também joga vôlei. Somente alguém tão disposta poderia estar à frente dos grupos, no momento, compostos de 27 atletas, divididas em dois times. O principal deles, no qual Tareco já atuou, mas agora coordena, disputa a Liga A do Mega Vôlei - para atletas acima dos 35 anos. O outro - Azul Vôlei - no qual ela joga, disputa a Liga 40 +. “Hoje, são oito ligas em andamento apenas na capital gaúcha e em diversas categorias, inclusive mistas e masculinas. Elas movimentam times de todo o Estado, como o do elenco do Vale do Taquari, mas a maioria é mesmo de Porto Alegre”, explica.
O campeonato na principal divisão - Liga A tem, hoje, 12 equipes de todo o Estado. Na Liga 40 + são oito. Atualmente, grupo do Vale Master, que disputa a Liga A, é formado por 15 atletas, dos 32 aos 51 anos, sendo que são jogadoras acima dos 35 anos que podem atuar. “Caso fiquemos da 7ª posição para baixo, no campeonato, podemos inscrever até duas atletas com 32 anos”, detalha. No Azul Vôlei, são 12 atletas. Na Liga A, o Vale Master está na 3ª posição após a disputa de quatro etapas. A próxima será dia 27 de agosto, em Porto Alegre. Dias 27 e 28 de novembro, as finais ocorrerão em Lajeado. Na Liga 40 +, o Azul vôlei é o 4º colocado após três etapas. A 4ª será também em agosto, e as finais ocorrem no dia 5 de dezembro, em Porto Alegre.
Mais atletas
Conforme Tareco, a vontade delas de participar, treinar e jogar é sempre grande e muito importante. “Tem gente já treinando conosco esperando o momento de completar 32, 35 ou 40 anos e poder atuar. Mas estamos sempre abertas a novas atletas. É preciso gostar de jogar, mas também é fundamental saber fazer isso, além de ter um bom relacionamento em esporte de grupo. Hoje, na Liga A, temos técnico, é um trabalho sério. Não somos uma escola, e como não temos quem nos patrocine, nós é que bancamos toda a nossa participação e preparação. Precisamos, então, encarar isso de uma maneira mais comprometida, um pouco além da simples diversão. Se tiver um bom nível técnico, que venha até o nosso grupo, o nosso técnico avalia, e, se for o caso, passa a treinar e a jogar conosco”, destaca a coordenadora. Os treinos ocorrem às quartas-feiras, das 19h às 21h, no Parque do Imigrante. Mais detalhes sobre o Mega Vôlei no site www.megavolei.com
Além das quadras
Apesar do comprometimento em quadra, Tareco salienta que as coisas não se resumem aos treinos e jogos. “Nossa, é muita integração. Estou com 53 anos e entrei nessa Liga com 30. E muitas mulheres como eu seguem atuando até hoje, por esta ou aquela liga ou time”, conta. “O esporte como o vôlei e esses campeonatos reforçam as amizades, proporcionam uma convivência sadia que vai além das quadras. Claro que o tempo vai passando, e o nível técnico da competição vai crescendo, principalmente com o ingresso de novas atletas, mas existe uma amizade muito grande entre todas. E a união só agrega. A disputa é importante, mas o grupo, a amizade estão acima de tudo. Tanto que estamos sempre realizando jantares entre nós, festas de aniversário, formaturas e outros eventos que envolvem os maridos, filhos e netos, pois, na verdade, somos uma grande família apaixonada pelo vôlei.”
Fonte texto: Rodrigo Angeli

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.