04/08/2017

Daniel Augusto Sehn

Professor investe no atletismo em escolas do Vale do Taquari

Professor investe no atletismo em escolas do Vale do Taquari
Desde 2007, Daniel Augusto Sehn, 39 anos, resolveu revelar talentos na corrida, no salto e nos lançamentos. Trabalho é desenvolvido em Lajeado e em Fazenda Vilanova
Ao entrar na diretoria da Escola Municipal São José de Conventos, de Lajeado, é possível perceber por que o professor Daniel Augusto Sehn, 39 anos, é um incansável quando o assunto é atletismo. Enfileirados, os troféus são a prova dos anos de esforço e de dedicação, por parte do mestre e dos alunos em prol de bons resultados.
Além da iniciativa em Lajeado, Sehn mantém o projeto no município de Fazenda Vilanova, em um total de aproximadamente cem crianças atendidas. “Em Lajeado, trabalho com Educação Física escolar; nas segundas e quartas-feiras, com os alunos do 1º ao 9º ano, sendo que tenho um período de treino de atletismo pela manhã e um à tarde.”
Entre os destaques do projeto desenvolvido na Escola São José estão Iana Caroline Lenhard da Silva, 12 anos, e as irmãs Manuele, 10 anos, e Rafaela Bender Pessi, 12 anos. As jovens atletas já disputaram diversos campeonatos estaduais, tornando-se campeãs gerais dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) em 2014, no revezamento 4x50.
“Minha irmã começou a praticar, e eu resolvi fazer também”, explica Manuele. Já a irmã, que é mais velha, diz que, após participar da primeira rústica, nunca mais conseguiu deixar o atletismo. “Recebi muito apoio da minha família, e além da prática esportiva ser saudável, ainda nos divertimos durante os treinos”, conta Iana Caroline, campeã dos 600 metros rasos e revezamento.
Já em Fazenda Vilanova, o professor dá aulas de atletismo nas terças e quintas-feiras, nas turmas do pré, 4º e 5º anos. “Os treinos no município são realizados no Centro e no interior, na localidade de Matutu.”
Como tudo começou
De acordo com Sehn, a primeira experiência com a modalidade chegou em 2007, no Troféu Lajeado de Atletismo. “Sempre trabalhei com diversas modalidades nas escolas, mas é no atletismo que me identifico.” Na época, o que mais chamou a atenção do professor foi a competitividade sadia. “Os atletas se respeitavam, se abraçavam e se cumprimentavam ao final de cada disputa, sem brigas e sem rivalidades.”
O primeiro contato do professor com o atletismo foi na Escola Municipal Nova Viena, em 2007. Já no ano seguinte, Sehn foi trabalhar na Escola São José, onde atua até hoje. Em 2010, ele ingressou também na Rede Municipal de Fazenda Vilanova. “Comecei a incluir e dar ênfase ao atletismo porque percebi potencial em diversos alunos.”
Com o apoio da Administração Municipal, o projeto passou a abranger estudantes de todas as escolas do município, onde os treinos são realizados até hoje no turno oposto ao das aulas e duas vezes por semana. “Coloco as regras, e eles cumprem tranquilamente. Só não aceito a falta de respeito, mas isso não acontece nos treinos.”
A recompensa
Sehn não gosta de citar nomes de alunos com bom desempenho na modalidade, mas garante que já teve dois competidores que conquistaram duas medalhas em nível nacional, mas que, atualmente, representam outra instituição de ensino. “Temos algumas finais nacionais, diversos títulos estaduais e diversos títulos em corridas de rua pelo Estado.”
O professor se diz bastante satisfeito com os resultados obtidos pelos alunos e recorda de um fato que marcou a sua trajetória dentro do atletismo. “Era uma sexta-feira, e eu estava lecionando em Lajeado. Um aluno meu, de Fazenda Vilanova, representava o nosso Estado em João Pessoa, quando recebi uma ligação de um pai de um atleta da Sogipa dizendo que o Marciano era prata. Chorei de emoção ao saber que havíamos conquistado uma medalhada de prata em nível nacional, sendo que fazia poucos meses esse mesmo aluno nem sequer tinha certidão de nascimento.”
Por momentos como este, Sehn continua na batalha, mesmo com pouca estrutura. “As dificuldades são enormes. Os recursos financeiros para compra de material esportivo e para os deslocamentos aos locais de competição estão se tornando quase impossíveis.”
Desta forma, o número de provas foi diminuído drasticamente. “Mesmo assim preciso ser otimista, pois, talvez, o período em que vivemos não seja o ideal financeiramente para esses investimentos. Os governos tentam fazer o possível, mas entendo que tenham suas prioridades.”
Entretanto, o professor diz que vale a pena todo o esforço para participar de uma competição, pois ele garante que a vitória pela superação tem um sabor especial. “No início, meu principal desafio era ver um aluno conquistando um lugar no pódio. Hoje, me realizo em vê-los alegres, apenas participando. É gratificante saber que estamos proporcionando novas realidades e desafios. Isso me traz muita felicidade.”
Benefícios do atletismo
Físicos: diminui a pressão sanguínea; diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), evitando problemas cardíacos; diminui as calorias, evitando a obesidade, ou seja, melhora o sistema respiratório e cardiovascular.
Psicológicos: diminui a ansiedade, a tensão e a depressão; aumenta a confiança, o autocontrole, a estabilidade emocional, o que resulta em um melhor rendimento escolar.
Texto: Carolina Gasparotto

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.