04/08/2017

Paulo Daltoé

O entusiasta do BMX estrelense

O entusiasta do BMX estrelense
Paulo Daltoé iniciou em uma pista perto de casa e, hoje, ensina o esporte às crianças do município
“A história do bicicross em Estrela começou aqui na praça (Professor Henrique Roolaart), praticamente junto com a criação da Secretaria de Esportes e Lazer. Meu pai tinha um ‘cachorrão’ aqui na esquina, e passei a infância andando de bicicleta e jogando bola”, conta Paulo Daltoé, três vezes campeão gaúcho de BMX.
Daltoé tem 27 anos. Destes, muitos em cima da bicicleta, seja em competições, seja para se divertir. Hoje, o atleta é professor no projeto social do município e presidente da Associação Estrelense de Bicicross (AEBMX).
“Ali por 2000, mais ou menos, desmancharam a pista e fizeram um gramado. No início, fiquei meio parado, mas queria continuar a andar, foi quando descobri a pista do China, na Transantarita.”
Em 2002, Daltoé participou de sua primeira competição oficial, e então, o BMX voltou ao cenário do município. “Fazia muito tempo que não ocorria nenhum campeonato aqui. A partir daquele ano, eventos importantes aconteceram. Em 2004, 2005 e 2006, sediamos etapas do Campeonato Gaúcho”, relembra.
No último ano, o atleta foi apresentado ao então prefeito do município, Celso Brönstrup, que, no ano seguinte, deu início à obra da construção da pista municipal, em frente do Parque Princesa do Vale.
Daltoé, já campeão gaúcho, auxiliou na construção da pista e, a partir daí, Estrela voltou a ter um lugar de destaque na modalidade.
“Em 2007, se criou, também, o projeto social de BMX, no qual, eu comecei a trabalhar e, por causa dele, comecei a cursar Educação Física, pois até então, eu não sabia o que queria da minha vida”, revela.
Projeto social
Atualmente, o projeto apresenta 12 bicicletas e 12 capacetes, além de oferecer lanche e transporte às crianças que participam.
Ele frisa que, no programa, a garotada não aprende somente a andar de bicicleta. “Vou ficar muito feliz se sair um grande atleta daqui, mas o meu principal objetivo é formar cidadãos, pessoas que saibam viver em sociedade e tratar bem umas às outras.”
Daltoé ainda comenta que o município é um dos únicos que têm duas pistas para a prática da modalidade, sendo que, ambas têm condições de sediar competições.
“Este ano, Estrela por palco da primeira competição da temporada. O campeonato serviu de preparação aos atletas que disputarão o Campeonato Gaúcho da modalidade”, diz.
O professor diz que a pista municipal deve passar por melhorias e, em agosto, receberá uma etapa do Gaúcho.
AEBMX
Atualmente, Daltoé é o presidente da AEBMX. A meta deste ano é deixar a associação bem estruturada, para que volte a funcionar bem.
“Há um interesse muito grande de trazer mais competições para cá, para a pista do China, que sempre apoiou o esporte.”
O tricampeão gaúcho salienta que, se não fosse o trabalho em equipe, as coisas não aconteceriam. “Temos um grupo que, durante as férias, mesmo no sol quente, estava lá capinando a pista (do China), deixando-a pronta pra competição. E isso eu também ensino aos meus alunos, não adianta só querer andar, a pista não se mantém sozinha. (...) Queremos voltar a ter um espaço de destaque no BMX, e é trabalhando duro e de forma correta que nós conseguiremos”, finaliza.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.